Utilidade Pública: Barbalha realiza ações no Dia Mundial do Diabetes.


 

No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo ações para promover a prevenção e o devido tratamento da doença junto à população. São diversas atividades voltadas para a orientação com palestras, atendimento ao público e um esforço dobrado das equipes de saúde da família a fim de conscientizar a população sobre os meles causados pra quem sofre com o problema.

Nesta terça-feira (14), o Município estará com equipes de profissionais atendendo a população na Praça Engenheiro Dória (Praça da Estação) e orientando sobre causas, tratamento e consequência da doença. Haverá avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e orientação aos pré-diabéticos.

Mas na tarde de ontem, 13, as ações foram iniciadas com a equipe do Centro de Diabetes e Hipertensão promoveu uma série de palestras na Faculdade de Medicina do Cariri. Os profissionais da atenção básica e acadêmicos de medicina foram orientados sobre como identificar, observar os tipos da doença, prevenção, parâmetros e taxas que são consideradas Diabetes Mellitus.

Conforme a coordenadora do Centro de Diabetes e Hipertensão de Barbalha, Dandara Ramalho, a intenção é orientar para que as pessoas conheçam, a fim de prevenir ou tratar a doença evitando as sequelas provocadas pelo diabetes.

A doença

A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Com isso, o nível de glicose no sangue fica alto –  a famosa hiperglicemia -, e após longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população.