Crise leva Venezuela a anunciar criação de uma criptomoeda.


 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo (3) que seu governo criará uma criptomoeda para enfrentar o que descreveu como um “bloqueio” financeiro ao país por parte do governo do presidente dos Estados Unidos.

Segundo o presidente, a nova moeda se chamará “petro” e terá como respaldo as abundantes reservas da Venezuela, um membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

“Isso nos permitirá avançar rumo a novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento econômico e social do país e será feito com uma emissão de criptomoeda respaldada em reservas de riquezas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamantes”, comentou Maduro.

O presidente não detalhou em seu discurso na televisão qual será o valor da nova moeda virtual, como ela operará nem quando entrará em funcionamento.

A moeda da Venezuela, o bolívar, sofreu uma queda livre nas últimas semanas, por causa das dificuldades enfrentadas pelo país para manter seus pagamentos da dívida externa, em meio a sanções dos EUA.